Uma das funções mais importantes de um gestor industrial é encontrar formas de maximizar a produtividade de sua empresa, garantindo um melhor aproveitamento dos materiais e do tempo dos colaboradores. Embora essa tarefa pareça complexa, é possível gerar resultados melhores apenas aplicando um uso adequado ao que chamamos de capacidade ociosa.
A capacidade ociosa é uma métrica importante para a indústria e, ao ser calculada, pode te auxiliar a identificar e reduzir gargalos na linha produtiva. Ela representa todos os recursos (materiais e humanos) que não têm sido aproveitados corretamente durante o processo produtivo. Ou seja, através do cálculo da capacidade ociosa podemos metrificar a porcentagem de tempo e recursos desperdiçados em uma indústria.
Capacidade Ociosa X Capacidade Instalada
Para calcularmos a capacidade ociosa de uma empresa, é importante dominarmos outro conceito: o de capacidade instalada. Ela é a representação da quantidade total de produtos que uma empresa pode fabricar em um certo intervalo de tempo e utilizando a capacidade total de seus recursos.
Para definir a capacidade instalada, devemos considerar dados como o número de produtos fabricados por uma máquina em uma dia, assim como a disponibilidade total dos funcionários neste mesmo período de tempo. Ao calcular a capacidade instalada devemos ser cuidadosos para não tornar este número irreal. Logo, devemos considerar questões como, o downtime das máquinas, a habilidade dos funcionários e paradas periódicas na cadeia produtiva.
Após calcular a capacidade instalada, basta compará-la com a sua produção atual. Como resultado, a diferença representará a sua capacidade ociosa. Logo, este também é um indicativo de qual o seu potencial produtivo.
Como reduzir a Capacidade Ociosa
Ao reconhecer a capacidade ociosa de uma empresa, reduzi-la se torna um dos principais objetivos de um gestor. Para fazer isso, uma das melhores opções é contar com a automação industrial. Através da automação, é possível ter maior controle de sua produção e calcular de forma mais precisa quais recursos não estão sendo aproveitados da maneira ideal.
Um exemplo de como a automação industrial pode diminuir sua capacidade ociosa é a implementação de sensores e controladores, capazes de identificar variações na produtividade de suas máquinas e alertar seu time sobre quais as medidas necessárias para estabilizar essa produção, indicando a necessidade de manutenção ou da obtenção de mais matéria prima.
Se você deseja trazer a automação para sua linha produtiva, é necessário contar com uma empresa de confiança e que seja capaz de criar um projeto de automação personalizado para seu negócio.
Neste caso, a Sulfran Automação Industrial é a escolha certa. Conosco, a sua empresa será atendida de maneira eficiente. Buscamos contemplar todas as necessidades de sua produção. Entre em contato conosco e saiba mais!
Comments are closed.